Terminou a faculdade e está com vontade de melhorar seu currículo? Então é hora de descobrir como escolher uma pós-graduação!

Esse é o melhor caminho para se especializar, mas é preciso se atentar a alguns detalhes para apostar em um curso de qualidade. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

É melhor fazer uma pós ou outra graduação?

Antes de te contar sobre como escolher uma pós-graduação, é importante tocar em outro assunto. Muita gente fica na dúvida se é melhor investir na formação continuada ou em outra graduação.

No entanto, essa segunda opção se encaixa apenas para alguns casos específicos e é preciso levar em conta alguns pontos. Veja só quais são eles:

Disponibilidade

Avaliar sua disponibilidade de tempo e dinheiro é algo fundamental para saber se uma segunda graduação vale a pena.

Essa será uma fase que exigirá tanta dedicação quanto o primeiro curso que você fez. E talvez até mais, caso você tenha que trabalhar ao mesmo tempo ou conciliar outras atividades.

Insatisfação

Depois de se graduar, tem quem perceba que aquele curso não foi muito satisfatório.

Muitas vezes, é com o diploma na mão que o aluno entende de verdade no que tem interesse e habilidades. Então, para evitar a desmotivação com a área e explorar novos conhecimentos, a segunda graduação pode ser uma boa opção.

Afinidade

É normal ter um emprego em uma área diferente da sua de formação. E, muitas vezes, é preciso escolher em qual das duas prosseguir.

Nesse momento, olhe para aquilo que você tem mais afinidade, para tomar a decisão certa e traçar um bom plano de carreira a partir de uma segunda graduação.

Não se encaixa em nenhuma dessas situações? Se sente feliz com o curso no qual se graduou? Então a pós-graduação provavelmente é mesmo o melhor caminho para você.

Vontade de aprender mais

Se na sua graduação você se identificou mais com uma disciplina e tem vontade de aprender mais sobre ela, a pós será a melhor aposta.

Em um curso específico, você terá a chance de explorar conhecimentos mais aprofundados e focar naquilo que lhe traz mais interesse.

Competitividade

Para quem tem certeza do que quer e se manter na área escolhida é o objetivo, a pós contribui muito para bons resultados.

Essa é uma maneira de garantir mais destaque para o currículo e competitividade no mercado de trabalho. Afinal, as grandes empresas sempre priorizam quem tem experiência, e os estudos proporcionam justamente isso.

Salário maior

Como você viu, currículos mais elaborados e recheados são mais competitivos, e por isso tendem a assegurar melhores salários. Principalmente em grandes empresas.

E todo mundo sabe que a vida não anda fácil, não é mesmo? Ter um emprego bom e um salário maior depende da sua formação, e a pós-graduação te ajudará nessa missão.

Mudança de carreira

Sim, a pós-graduação também pode auxiliar na mudança de carreira. Nesse caso, você não mudará necessariamente de área, então lembre-se desse ponto. Dessa maneira, a escolha do curso precisa ser mais criteriosa. 

A pós ajuda a mudar de setor dentro da sua área de formação. 

Por exemplo, se você é formado em Administração e trabalha com Finanças, mas quer passar a trabalhar com Gestão de Pessoas. Ter essa nova formação é o pontapé inicial para se candidatar para uma vaga diferente da que atua e mostrar que você se interessa em estudar, evoluir e adquirir conhecimentos e habilidades específicas para uma nova atuação.

Carreira acadêmica

Para quem pretende seguir no campo de pesquisa ou a carreira acadêmica, a pós-graduação também é fundamental.

Esse é um item avaliado em concursos e considerado para contratação em instituições de ensino superior. Posteriormente, você ainda poderá acrescentar o mestrado e o doutorado à sua formação, tendo como base o início de uma pesquisa ou o domínio de uma área de interesse adquiridos ao longo do curso de pós.

O que chama atenção na hora de escolher um curso de pós-graduação?

Agora, é hora de saber exatamente como escolher uma pós-graduação! São vários fatores que devem ser avaliados, e aqui está um guia para você não se perder.

Avalie seus objetivos profissionais

Os cursos de pós são indicados para profissionais que desejam adquirir novas competências voltadas para atuação no mercado.

Sendo assim, é importante saber quais são seus objetivos depois do curso. Veja no que quer trabalhar, onde se vê daqui a 5 anos e qual cargo pretende alcançar para definir o melhor curso para você.

Pesquise a respeito do mercado de trabalho

Também é muito importante pesquisar sobre o mercado de trabalho. Como anda a área em que você pretende seguir carreira?

Se você tem certa experiência de atuação, conseguirá entender melhor sobre o cenário. Se não, é preciso se informar, conversar com outros profissionais e ficar de olho nas notícias.

Escolha uma boa instituição de ensino

Esse é um dos pontos mais importantes da escolha de uma pós-graduação.

Não basta ter o curso no currículo. É preciso estudar em uma instituição que faça valer seu investimento e realmente ofereça um aprendizado de qualidade. Confira qual é a reputação dela, quem está em seu corpo docente e corra atrás de depoimentos de quem já estudou por lá.

Estrutura do curso

Quando você escolher a área em que vai se especializar e a instituição, é fundamental conhecer a estrutura do curso.

Se identificar com o tema de estudo é importante, mas confira outros detalhes. Se há aprovação do MEC, qual é a grade curricular, se há aulas práticas ou apenas teóricas, quais são as oportunidades de aprendizado, e assim por diante.

Custo-benefício

A pós-graduação não deve ser vista como um custo, mas sim como um investimento. Esse é um parâmetro positivo, e que futuramente terá um bom retorno financeiro.

Ainda é fundamental considerar que o curso dura no máximo dois anos. Ou seja, você se especializa em menos tempo e pode aproveitar mais rapidamente as vantagens do seu investimento.

Flexibilidade dos cursos

Quem entra em uma pós-graduação nem sempre tem tempo de fazer todas as aulas presenciais.

Ou participar de muitas atividades avaliativas e práticas. Se esse é o seu caso, não deixe de avaliar a flexibilidade do curso que escolheu.

Veja o que ele oferece, qual é a carga horária e a modalidade de ensino. Converse com a instituição e confira se é possível ajustar a grade curricular, se você viaja muito ou tem horários mais exigentes no trabalho.

Métodos de avaliação

Como os alunos da pós são avaliados? Existe algum calendário acadêmico a ser seguido?

É obrigatório apresentar TCC, você terá que encarar trabalhos, provas… Se informar sobre métodos de avaliação ajuda você a se planejar melhor e organizar o período que terá que se dedicar aos estudos conforme sua rotina.

A importância da pós-graduação

Caso você ainda esteja na dúvida se a pós-graduação é para você, saiba que ela é muito importante no currículo.

Antigamente, o diploma de graduação era o que mais fazia a diferença em um histórico profissional. Mas agora, isso mudou. É preciso mostrar que você está em constante atualização.

Do contrário, será considerado ultrapassado para suas funções. A pós-graduação tem como objetivo especializar e permitir que o aluno se aprofunde em um assunto. Mas é, também, um curso mais atual. Ele apresenta temas que estão em alta no momento e oferece uma cobertura abrangente a respeito de novas tecnologias e métodos da área estudada.

Além disso, se você não quer ser colaborador de uma empresa para sempre, o conhecimento que a pós passa ajuda você a estar à frente de seu próprio negócio.

Como escolher uma pós-graduação e saber se ela é boa?

E depois de escolher o curso de pós-graduação, como ter certeza de que ele é bom mesmo? Alguns critérios podem ser avaliados para que você tenha a certeza de que fez um bom investimento. Acompanhe!

Certificação

A pós-graduação que conta com certificações de órgãos competentes tem qualidade atestada.

Isso quer dizer que ela cumpre a carga horária mínima exigida pelo MEC, considera 75% de aproveitamento para aprovação do estudante e tem pelo menos metade do corpo docente formado por mestres ou doutores.

Além disso, as certificações comprovam que a instituição está devidamente regulamentada.

Reputação

As especializações são constantemente avaliadas pelos alunos formados.

Confira a reputação do curso, sua nota de avaliação junto ao MEC e o reconhecimento que o diploma tem no mercado. Tudo isso será essencial para verificar se o curso é mesmo de qualidade.

Credibilidade

Não dá para negar: algumas instituições têm maior credibilidade junto a empregadores do que outras. Mesmo que a nota do MEC seja maior, por exemplo. Portanto, descubra quais delas são mais apreciadas na sua área para fazer o investimento correto.

Infraestrutura

Nunca deixe de conhecer de perto a sua instituição antes de realizar a matrícula.

É de suma importância saber exatamente como é a infraestrutura do local. Se conta com salas de aula bem equipadas, laboratórios, bibliotecas, atendimento ao aluno e tudo o que você valoriza em uma boa instituição de ensino superior.

Currículo docente

Na Plataforma Lattes você consegue se aprofundar no currículo de seus futuros professores.

Com a informação a respeito da experiência daqueles que participarão da sua formação, você também consegue atestar a qualidade do curso e terá certeza de que vai estudar com os melhores.

Qual a mensalidade de uma pós-graduação?

A mensalidade de uma pós-graduação depende do local em que você vai estudar. Cada instituição tem valores diferentes e oferece benefícios diversos.

É possível encontrar cursos com descontos e até mesmo com bolsas, para viabilizar seus estudos. Pode ser que modalidades distintas também tenham variações de preço. Assim, é importante avaliar se você quer estudar à distância ou presencialmente.

Não se esqueça de que a pós-graduação tem uma duração menor do que uma segunda graduação. Dessa maneira, você terá que comprometer as finanças apenas por um período pré-determinado, o que permite que você se planeje melhor.

Depois, assim que você conseguir ingressar em um bom emprego por causa de um currículo rico e interessante, poderá recuperar rapidamente esse valor.

Quer fazer pós-graduação em São Paulo? A FECAP é o lugar!

Pronto! Agora você já sabe exatamente como escolher uma pós-graduação. E a FECAP é o lugar certo para dar esse passo tão importante em sua carreira. Aqui estão os principais motivos para você vir estudar com a gente!

História e expertise

A FECAP tem 120 anos de história e expertise em várias áreas de atuação. É o melhor centro universitário do estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC). Ou seja, referência quando o assunto é graduação e pós-graduação.

Professores de alto nível

100% do corpo docente da FECAP é formado por mestres ou doutores. Sendo assim, muito mais do que as exigências do MEC. Você estará em contato com professores com experiência acadêmica e de mercado, prontos para compartilhar conhecimento e vivências.

International Office

Já pensou em atuar fora do Brasil? A FECAP ajuda você a se preparar para esse momento com o International Office. Essa é uma mentoria educacional voltada para cursos no exterior, que viabiliza a ida de estudantes para fora para que complementem sua formação.

Biblioteca FECAP

A biblioteca FECAP conta com mais de 60 mil exemplares em seu acervo, entre obras físicas e digitais. Todos os alunos têm livre acesso a livros, revistas, periódicos, pesquisas e publicações variadas para todos os cursos oferecidos na instituição de ensino superior.

Infraestrutura de excelência

Boa parte do investimento da FECAP é aplicado em sua infraestrutura. Os estudantes frequentam laboratórios, estudos e salas de estudos com equipamentos novos, espaços arejados e tudo o que precisam para estimular o aprendizado.

Eventos na FECAP

A FECAP promove e sedia eventos com frequência, para as mais diferentes especialidades. Assim, os alunos estão sempre imersos em um universo de informações e atualidades.

E aí, gostou de aprender mais sobre como escolher uma pós-graduação? Se isso é o que você quer para seu futuro profissional, não perca tempo e comece já a colocar essas dicas em prática para investir no curso certo.

E se precisar fazer a distância, sem problemas! Você terá as mesmas vantagens de quem faz presencial. Saiba mais neste e-book especial sobre o tema.