Construir uma carreira sólida na área da gestão financeira pode ser muito bom tanto para você quanto para a empresa onde você decidir atuar. Afinal, este profissional é super importante para o andamento das atividades e, principalmente, do investimento de recursos.

Todas as empresas precisam contar com um gestor financeiro que realmente entenda do assunto. Sem ele, as chances de tudo ir por água abaixo em um piscar de olhos é muito grande já que ter o controle do dinheiro é algo fundamental para todas as organizações.

Ao longo das próximas linhas, vamos trazer para você tudo sobre gestão financeira: o que é, melhores oportunidades e onde você pode conquistar o conhecimento necessário para uma boa atuação. 

Vamos lá? Boa leitura!

Você sabe o que é gestão financeira? A FECAP explica

A gestão financeira está relacionada diretamente à forma como as empresas lidam com o dinheiro. Ela está alicerçada em um conjunto de métodos, processos e ações que tem como objetivo o planejamento e o controle das atividades financeiras.

As empresas que não realizam uma correta gestão financeira infelizmente estão fadadas ao fracasso. Por isso, é preciso que este setor seja formado por profissionais especializados e que sejam capazes de analisar os diferentes cenários e sempre tomar a melhor decisão.

Agora que você já entendeu a importância da gestão financeira para todas as organizações, vamos conhecer alguns modelos existentes.

Conheça 3 diferentes modelos de gestão financeira nas empresas

Existem diversos modelos de gestão financeira e cada empresa utiliza aqueles que julga convenientes para si. Assim, como estudante da área, é fundamental que você conheça alguns dos principais:

1. Giro de estoque

O trabalho em gestão financeira requer um cuidado especial com o estoque, afinal produtos parados significam dinheiro sem movimentação. Portanto, é imprescindível ter apenas o necessário, nem a mais e nem a menos.

2. Controle de caixa

O controle de caixa é outro modelo essencial de gestão financeira. O profissional precisa saber exatamente tudo o que tem para entrar e também conhecer as despesas fixas do negócio.

3. Gestão de clientes

Todo negócio precisa de clientes, certo? Por isso, saber fazer a gestão da carteira é outro dos alicerces relacionados às finanças. Muito mais do que apenas trabalhar para trazer novos consumidores, é preciso entender como manter e melhorar o relacionamento com os antigos.

Qual é a importância da gestão financeira para as organizações?

A gestão financeira é o pilar principal de qualquer empresa, independente do produto e/ou serviço que ela comercializa e do seu tamanho. Por isso, é essencial que todas as organizações contem com um ou mais profissionais qualificados na área.

O gestor financeiro é o responsável por gerenciar todos os recursos disponíveis na empresa, sempre focado em facilitar e fortalecer o crescimento do negócio. 

Para que isso seja possível, é super importante que o gestor financeiro tenha uma qualificação profissional sólida, focada nas necessidades da empresa. Sem essa bagagem, fica praticamente impossível desempenhar um bom trabalho.

Quais são as áreas de carreira de um gestor financeiro?

A gestão financeira é uma área repleta de possibilidades. Dentro das empresas, você poderá desempenhar diferentes funções, todas elas de fundamental importância para a manutenção e crescimento dos negócios.

Na hora de escolher uma área de atuação você deve levar em consideração as suas habilidades e experiência. Você poderá atuar como:

Gerente Orçamentário

O gerente orçamentário é o profissional responsável por definir como os recursos da empresa serão gastos. Portanto, é ele que monta os orçamentos, sempre levando em consideração os objetivos e recursos disponíveis.

Gerente de Contas

Acompanhando diariamente as entradas e saídas da empresa, o gerente de contas consegue identificar possíveis ameaças ao negócio. O profissional tem uma visão mais estratégica e consegue estar de olho no fluxo como um todo.

Controller

O controller é quem acompanha as finanças para saber se o dinheiro está sendo usado com responsabilidade. Em tempos de escândalos relacionados ao desvio de finanças das companhias, este profissional é cada vez mais fundamental. 

Auditor Financeiro

Sempre atento a todas as movimentações financeiras da empresa, o auditor é responsável por fazer a conferência, buscando por informações equivocadas e possíveis erros. Ele pode ser contratado pela própria organização ou atuar externamente. 

Consultor Financeiro

Conforme o tempo for passando e você for conquistando mais e mais experiência na área, você pode se tornar um consultor financeiro. Este profissional é contratado pelas empresas com o objetivo de diagnosticar problemas e oferecer as melhores soluções. 

O que se estuda nos anos de pós-graduação em Gestão Financeira?

O primeiro passo para quem deseja trabalhar na área é se matricular no curso de Gestão Financeira. É ele quem vai dar a você o alicerce e a bagagem necessários para uma atuação correta e responsável no mercado de trabalho.

A pós-graduação em Gestão Financeira da FECAP está disponível na modalidade EAD (a distância) e você pode estudar nos dias e horários que tem disponibilidade. Ao todo, são 360 horas de ensino online.

Durante o curso, o estudante aprende a como realizar um planejamento financeiro eficaz para as empresas, estando sempre atento às receitas e despesas. 

Os estudos também incluem a elaboração de orçamentos, o gerenciamento de dívidas, a avaliação de investimentos e a identificação de problemas. 

Como ser gestor financeiro? Faça o curso EAD da FECAP

Se você quer saber como ser gestor financeiro, saiba que o primeiro passo é se inscrever no curso EAD da FECAP.

Por meio dele, você obterá todo o conhecimento necessário para conquistar uma boa posição no mercado de trabalho e ainda ajudar muitas empresas a retomar as rédeas do próprio negócio. 

Conheça um pouco mais sobre o curso de Gestão Financeira da FECAP e comece a escrever um novo futuro para você!

infográfico por que fazer pós graduação