Blog Post

O que é lifelong learning e sua importância para a carreira
Carreira

O que é lifelong learning e sua importância para a carreira 

Você já ouviu falar no termo lifelong learning? De origem inglesa, esta combinação de palavras vem sendo bastante utilizada nos últimos anos por profissionais das mais diversas áreas. 

Mas, por que esta expressão ganhou popularidade nos últimos tempos? Falar e aprender sobre lifelong learning tornou-se uma necessidade devido à constante transformação e ao aumento da competitividade no mundo em que vivemos.

Ou seja, estar aprendendo constantemente ao longo de toda a vida é essencial para alcançar as melhores oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho.  

A seguir, entenda melhor qual o significado do termo lifelong learning, confira alguns exemplos de como o conceito funciona na prática e conheça a sua importância para uma vida profissional próspera. 

Para saber mais, continue a leitura! 

O que é lifelong learning?

Lifelong learning é um termo em inglês que significa “aprendizado ao longo da vida”. A prática teve origem na década de 1970 na Europa e, a partir de 1990, começou a se popularizar pelo mundo.

Apesar da tradução do conceito lifelong learning ser bem objetiva, nós explicamos detalhadamente: a técnica tem como objetivo a educação contínua, ou seja, não apenas durante um período determinado.

Algo bastante comum de acontecer é os alunos encerrarem os estudos depois da graduação. Após anos de vida escolar intensa, a conclusão do ensino superior é vista como um ponto final para muitas pessoas.

Essa prática, contudo, vai contra aos princípios do lifelong learning. De acordo com este conceito, a educação formal é uma parte importante da qualificação, mas não deve ser encarada apenas como a única.

Assim, é preciso continuar os estudos, indo além do diploma de graduação, uma vez que a educação nunca deve ter fim.

Conheça os 4 pilares do lifelong learning

Apesar de ter surgido há mais de 50 anos, foi apenas em 2010 que o conceito de lifelong learning começou a ser divulgado com mais amplitude.

Ainda no ano de 2010, a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI divulgou um relatório sobre o assunto e a organização Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ) começou a representar o método.

A partir daí, foram criados e divulgados os quatro pilares fundamentais do lifelong learning:

1. Aprender a conhecer

É claro que o conhecimento é fundamental no processo de aprendizagem. Entretanto, este primeiro pilar do lifelong learning vai além. Ele diz aos estudantes que é preciso ter prazer durante o processo de aprendizagem e não apenas fazê-lo para cumprir uma meta.

Aprender a conhecer requer algumas habilidades únicas do indivíduo, como reflexão, curiosidade e pensamento crítico. Somente assim, o estudante consegue ir atrás do conhecimento por vontade própria.

2. Aprender a fazer

O pilar Aprender a fazer está alicerçado na metodologia 70:20:10, desenvolvida em 1990 por três professores norte-americanos.

De acordo com Michael Lombardo, Morgan McCall e Robert Eichinger, o aprendizado acontece de maneiras diferentes, sendo:

  • 10% adquirido por meio de cursos;
  • 20% conquistado através da interação com outras pessoas;
  • 70% através de experiências próprias.

Logo, de acordo com essa metodologia, pode-se concluir que o verdadeiro aprendizado é aquele que vem da vivência diária, ou seja, do que se aprende no cotidiano.

3. Aprender a conviver

Já o terceiro pilar do lifelong learning diz respeito aos 20% da metodologia 70:20:10 que é o conhecimento obtido por meio da interação com outros indivíduos. Por meio desse contato, é possível aperfeiçoar os conhecimentos.

Mas não pense que Aprender a conviver é apenas trabalhar com outras pessoas, observar as suas ações e receber retorno sobre o que você mesmo faz. É fundamental estar integrado para que as trocas proporcionem um real aprendizado.

4. Aprender a ser

O último pilar diz que é preciso desenvolver uma habilidade cada vez mais rara nos dias atuais: a vontade de aprender por conta própria.

No Aprender a ser, o indivíduo precisa ser responsável pelo próprio aprendizado e deve perceber como ele pode acontecer de melhor forma. 

Lifelong learning: exemplos do conceito no dia a dia

Você sabia que o lifelong learning acontece de diversas maneiras em nosso dia a dia? É possível:

  • Aprender a conhecer por meio da participação em jogos, viagens e atividades;
  • Aprender a fazer pelo trabalho em equipe, tutoriais no YouTube e livros científicos;
  • Aprender a conviver por meio do trabalho colaborativo, da convivência em condomínio e na prática de esportes em grupo;
  • Aprender a ser com meditação, curiosidade e desenvolvimento pessoal. 

Qual é a importância do lifelong learning na vida profissional?

O lifelong learning tem uma importância imensa para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio da aplicação deste conceito, o indivíduo continua aprendendo ao longo de toda a vida, indo muito além da graduação. 

Nesse sentido, as diferentes opções de pós-graduação são uma forma de adotar a política do lifelong learning. Com muito estudo e dedicação, o profissional que segue sendo estudante aprende novos conhecimentos, qualifica-se e consegue alcançar melhores vagas de emprego e remunerações.

Isso não significa que a pós-graduação é a única forma de lifelong learning. Contudo, ela é uma opção de qualificação formal levada em alta consideração pelos responsáveis pelas contratações nas empresas. Inclusive para as vagas mais concorridas, como as de liderança e de gestão.

Portanto, se você quer conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho, continue estudando. Mesmo que os seus amigos e conhecidos digam o contrário: não pare após a conclusão do ensino superior.

Você sempre pode conquistar novos conhecimentos que irão melhorar a sua vida pessoal e profissional, além de, é claro, proporcionar a você melhores oportunidades.

Conheça a variedade de cursos de pós-graduação da FECAP!

Agora que você já sabe o que é lifelong learning e a sua importância para uma carreira de sucesso, que tal conhecer as diferentes opções de pós-graduação disponíveis na FECAP? Acesse o nosso site e veja aquele que mais combina com o seu momento atual!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Os campos marcados são obrigatórios *