O MBA é uma pós-graduação com foco no mercado de trabalho. Voltado para profissionais que desejam aperfeiçoar suas habilidades no campo dos negócios, o curso é dedicado às áreas de gestão e administração de empresas.
Foi criado nos Estados Unidos, em meados dos anos 1900. Desde então, essa especialização caiu no gosto dos empresários e se espalhou pelo Brasil e para o resto do mundo.
Apesar da sua popularidade, ainda existem muitas dúvidas a respeito do curso. Pensando nisso, respondemos neste post as perguntas mais comuns sobre o tema. Confira o texto a seguir e saiba tudo sobre a pós-graduação MBA.
O que é a pós-graduação MBA?
A pós-graduação MBA é uma especialização voltada para o mercado profissional, com foco nas áreas de gestão e administração de empresas. A sigla significa Master of Business Administration, que em português pode ser traduzida como Mestre em Administração de Negócios.
Diferente da pós-graduação stricto sensu, que é direcionada para a pesquisa acadêmica e licenciatura e chega a durar até 5 anos, o MBA se enquadra na modalidade lato sensu, sendo uma espécie de “mestrado profissional”. Trata-se de uma especialização com menor tempo de duração, levando 1 ano, em média, para sua conclusão. Ela é voltada para o aperfeiçoamento técnico e intelectual de profissionais que já estão atuando no mercado.
O curso se dedica ao aprofundamento e atualização nas disciplinas de marketing, finanças, recursos humanos e outros temas do universo da administração. Durante todo o período da pós, os alunos são estimulados a solucionar desafios reais e experiênciá-los na prática.
Por exigência do MEC, dois terços das disciplinas do MBA devem ser dedicadas exclusivamente aos conteúdos de gestão e administração.
Em muitos casos, as aulas são ministradas aos finais de semana, já que a maioria dos alunos trabalham durante os dias úteis. No fim do curso os participantes recebem um certificado de conclusão.
Como surgiram os cursos de MBA?
A história conta que a primeira escola a ofertar um curso de pós-graduação com foco em business foi a Tuck School, no Dartmouth College, EUA, em meados de 1900. Na época o curso se chamava Master of Commercial Science. Posteriormente, evoluiu para o que hoje é conhecido como Master of Business Administration – MBA.
A criação de um curso voltado para a especialização em negócios foi um sucesso. Em 1908, a Harvard Graduate School of Business Administration aderiu à ideia e abriu a sua primeira turma de MBA. Foram 80 alunos matriculados.
Desde então, o mestrado profissional se espalhou pelo mundo, foi tomando novas formas e agregando outros métodos e conteúdos. Atualmente, milhares de instituições de ensino superior de diferentes países oferecem cursos de MBA, nas modalidades presencial e a distância.
Existe diferença entre MBA no Brasil e no exterior?
Sim, existem algumas diferenças entre o MBA no Brasil e no exterior. A primeira delas diz respeito ao peso curricular da formação. Nos EUA, na Europa, na Ásia e no Canadá, ao finalizar o curso, o aluno recebe o título de mestre, “profissional degree”, e é reconhecido como tal.
No Brasil, apesar de ser conhecido popularmente como “mestrado profissional”, o MBA é reconhecido pelo MEC apenas como uma especialização. Trata-se de uma pós-graduação lato sensu. Ou seja, não é de fato um mestrado. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão, mas para receber o título de mestre é preciso fazer o curso no exterior.
A não exigência de um padrão internacional por parte do Ministério da Educação acaba dando abertura para muitas modificações na estrutura e no conteúdo do curso, fazendo com que o MBA brasileiro seja alvo de muitas críticas.
Há quem diga sobre uma certa banalização do termo MBA, que acaba dando nome a cursos que em nada se assemelham àqueles oferecidos em Harvard. No entanto, há muitas instituições sérias no Brasil que fazem jus ao MBA original e oferecem cursos de altíssima qualidade.
Por isso, antes de fazer a sua matrícula, certifique-se que o programa oferecido respeita as regras e padrões americanos. Mesmo não sendo obrigação no Brasil, existem cursos que seguem os protocolos originais, garantindo uma formação completa e de excelência.
Ao procurar um MBA, busque uma instituição de ensino de qualidade e não procure não economizar muito no investimento. Em se tratando de MBA, a experiência conta que quanto mais baixo o preço da especialização, mais baixo o nível de ensino.
Qual é o perfil do aluno de MBA?
O MBA é voltado para pessoas experientes, com pelo menos três anos de atuação profissional. No geral, seus alunos são profissionais já consolidados no mercado, com um bom conhecimento prático na gestão dos negócios e que querem se aperfeiçoar em determinada área.
São empresários, diretores, gerentes, executivos, gestores e advogados, acima de 35 anos, que desejam se aprofundar e atualizar nos conhecimentos do mercado administrativo. O objetivo é aumentar a competitividade e a eficiência em seus ramos de atuação.
O público são pessoas com objetivos claros e que gostam de estudar, mesmo tendo que conciliar estudos com o trabalho. Elas buscam ocupar ou manter cargos de comando e têm o objetivo de emergir em determinado tema no mundo dos negócios.
Por que a pós-graduação MBA é a melhor opção para mim?
Você já está inserido no mercado de trabalho, tem uma profissão consolidada e deseja se aperfeiçoar em determinada área? O MBA pode ser uma excelente escolha!
Suponhamos que na instituição que você trabalha existe uma oportunidade para atuar no setor de finanças. Esse pode ser o momento propício para investir em um MBA Executivo em Finanças!
Trata-se de uma formação direcionada, com apenas 1 ano de duração e aulas aos finais de semana. Portanto, pode ser realizado paralelamente à atividade profissional. Dessa forma, é possível aplicar os conteúdos vistos em aula no trabalho, garantindo o máximo de aproveitamento.
Além disso, pode ser um impulso para quem busca por uma promoção ou deseja ocupar um cargo de liderança. O investimento em cursos desse tipo pode se tornar uma vitrine no mundo corporativo, te colocando à frente da concorrência.
Pronto! Agora você já tirou todas as dúvidas sobre o curso de pós-graduação MBA. Se for estudar no Brasil, lembre-se de checar se a formação segue os padrões americanos e principalmente se a instituição escolhida é de qualidade!
Se inscreva na newsletter da FECAP e receba mais notícias sobre a melhor opção de faculdade.