Quer se especializar, mas não sabe quem pode fazer MBA? Então, é hora de tirar essa dúvida e se preparar para dar mais um passo em sua carreira.

O famoso Master in Business Administration é bastante valorizado no mercado, e uma ótima saída para o profissional que não quer encarar um mestrado ou doutorado. Saiba mais neste post!

mestrado em contabilidade

O que é MBA?

Antes de falar sobre quem pode fazer MBA, vale a pena entender um pouco mais sobre esse curso. Ele é voltado para quem busca uma especialização que priorize a prática no mercado de trabalho.

Essa é uma formação muito importante se você pretende atuar na área administrativa e de gestão de pessoas ou de projetos. É também um curso muito procurado por quem pretende crescer na carreira.

Até porque, por mais que a graduação abra muitas portas, o conhecimento específico faz toda a diferença na hora da contratação. Em especial se você ainda não tem tanta experiência no mercado.

Ou então se busca uma recolocação profissional. E ainda se está há muito tempo sem se atualizar em sua área, e precisa de novos aprendizados.

Vale ressaltar que fazer um MBA vai muito além da formação. Essa é uma oportunidade para que os profissionais ampliem seu networking, troquem ideias e façam uma série de estudos de caso.

A partir dessas experiências, é possível conhecer empresas, descobrir cargos interessantes e encontrar um novo emprego. Quem sabe, até mesmo fora do país!

Quem pode fazer MBA?

Afinal, quem pode fazer MBA? Veja, a seguir, as especificações exigidas antes de se candidatar para esse tipo de curso.

É preciso ser formado para fazer MBA?

Sim! Você precisa ser formado para fazer seu MBA. A graduação é a etapa que te prepara para uma atuação mais ampla na área de sua escolha. Por isso, você precisa do diploma.

Assim, se você quer se especializar, pode, então, fazer um MBA. Ele funciona como um excelente complemento para seu currículo. É a oportunidade perfeita para se diferenciar no mercado de trabalho.

Além de permitir que você de fato se aprofunde em algum tema com o qual se identifique. Mesmo que ele não seja, a princípio, diretamente ligado à sua área inicial de formação.

Quem tem curso técnico pode fazer MBA?

Quem tem curso técnico não pode fazer MBA. Isso porque o MEC estabelece que somente portadores de um diploma do ensino superior estão preparados para fazer um curso de pós-graduação.

O curso técnico é classificado como uma formação de nível médio. Ou seja, não é considerado uma graduação, como é o caso de cursos tecnólogos, de bacharelado ou de licenciatura. Se você ainda não tem um desses, fica o incentivo para continuar a sua formação e, mais tarde, investir no MBA.

infográfico por que fazer pós graduação

Qual é a diferença entre pós e MBA?

Existem dois tipos de cursos de pós-graduação: stricto sensu e lato sensu. Na stricto sensu, você tem uma formação direcionada para a experiência acadêmica.

Dessa maneira, ela é ideal para quem pretende se tornar pesquisador ou professor universitário. Dentro desse tipo de pós estão os cursos de mestrado e de doutorado, que contam com diploma.

Já a pós lato sensu é voltada para as práticas exigidas pelo mercado de trabalho. Sendo assim, inclui todos os tipos de cursos de especialização, inclusive o MBA.

Ao final do MBA, você não recebe um diploma, e sim um certificado de conclusão de curso. Mas da mesma forma que o diploma, ele comprova a sua experiência e o seu sucesso ao longo dessa jornada de estudos.

A propósito, não há uma verdade absoluta sobre o que é melhor, se a pós ou o MBA. A sua escolha deve atender às expectativas que você tem em relação ao seu desenvolvimento profissional.

Considere sua formação inicial, as demandas do mercado de trabalho para sua área e seus interesses dentro do seu campo de atuação. Assim, você fará o curso certo e aproveitará ao máximo todo o conteúdo que ele oferece.

Quanto tempo dura o curso de MBA?

Agora que você já sabe quem pode fazer MBA, outra dúvida surge: quanto tempo dura o curso? No Brasil, você pode fazer dois tipos de MBA: o profissional e o executivo.

O primeiro dura até três anos, enquanto o segundo varia entre um e dois anos. A carga horária do MBA executivo é de 360 horas, no mínimo. Enquanto a do MBA profissional é de pelo menos 720 horas. Por isso, é preciso levar em conta seus objetivos e a sua disponibilidade para decidir em qual modalidade ingressar.

Vale lembrar que o MBA executivo é um curso que trabalha com uma visão mais ampla da profissão, mas dentro de um determinado tema ou objetivo. Enquanto o MBA profissional é mais específico e aprofundado, tem um objeto de estudo pré-determinado.

Além disso, existem mais opções de MBA executivo no Brasil do que de MBA profissional. Portanto, vale uma pesquisa aprofundada sobre em que você pretende se especializar para optar pela modalidade ideal.

Ah, e você também pode escolher se quer fazer MBA EAD ou presencial. Outra ótima vantagem desse curso é que ele é bastante flexível. Isso porque muitos alunos já trabalham em período integral e precisam conciliar o lado profissional com os estudos.

Quem possui MBA é o quê?

Quem conclui um curso de MBA é chamado de especialista. No entanto, esse não é um título formal, já que o curso não confere diploma para os estudantes.

O título oficial só é confirmado quando o curso tradicional de pós-graduação, de mestrado ou doutorado é realizado. Mas não precisa se preocupar! Ser especialista não é, de forma alguma, uma desvalorização profissional. Muito pelo contrário.

As empresas estão cada vez mais interessadas em quem tem conhecimentos específicos e investe em formação continuada.

Inclusive, fora da área acadêmica, é o especialista que ganha mais destaque e se posiciona na frente dos concorrentes. Então, faça seu MBA com dedicação e aprenda tudo o que puder, para mais tarde aplicar no seu trabalho.

Pronto! Agora você já sabe quem pode fazer MBA, certo? Então, caso se encaixe em todas as exigências do curso, o próximo passo é se preparar e escolher a instituição certa para se matricular.

Que tal começar a estudar com a gente? Conheça 7 motivos para fazer MBA na FECAP e mude a sua jornada acadêmica e profissional para melhor!