A preocupação com resultados e melhores práticas faz parte do cotidiano dos gestores e das empresas; essa preocupação inclui, também, o planejamento estratégico. Nesse contexto, esta pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: qual a estrutura da missão organizacional das empresas classificadas como “Melhores e Maiores” no Brasil? Para isso analisamos a missão organizacional das 500 empresas mais bem classificadas pelo ranking “Melhores & Maiores de 2012”, publicado pela editora Abril. Foi possível observar que os aspectos mais presentes são a identificação de autoconceito e valores fundamentais, filosofia, tecnologias e competências essenciais e comportamento da organização; os produtos e serviços; e as questões sustentáveis (sociais e ambientais. Embora não seja possível dizer que a presença ou ausência desses aspectos nas missões analisadas é responsável pelo desempenho das empresas, podemos afirmar que eles estão presentes na missão organizacional das 500 “Melhores & Maiores de 2012”
Artigo publicado por:
Leonardo Fabris Lugoboni
Daniel Andere de Mello
Adalberto Americo Fischmann
Alessandra Quishida
Marcus Vinicius Moreira Zitte
