por Mauricio Cunha*
No curso de Gestão Tributária da FECAP, a disciplina de Compliance e Gestão das Obrigações Acessórias sobre os Tributos Indiretos está incorporando a Inteligência Artificial (IA).
Entendemos que esta tecnologia emergente é útil para transformar a forma como aplicamos as normas tributárias.
Assim sendo, vamos explorar como a IA está sendo utilizada em áreas cruciais do compliance tributário.
Compliance tributário: entenda como a IA pode ser usada para transformar a área
Legislação Tributária
Acompanhar as constantes mudanças na legislação tributária pode ser um desafio. Porém, com a IA, é possível analisar grandes volumes de dados legislativos, identificar atualizações e fornecer alertas em tempo real.
Dessa forma, garante-se que as empresas estejam sempre em conformidade.
EFD – Fiscal (ICMS/IPI)
A Escrituração Fiscal Digital é fundamental para o SPED. Nesse sentido, a IA automatiza e otimiza o processo de escrituração, identificando inconsistências e sugerindo correções, reduzindo o risco de erros e aumentando a eficiência.
EFD – Contribuições (PIS/PASEP e COFINS)
Aqui, a IA realiza análises preditivas para prever problemas de conformidade e sugere ações corretivas. Além disso, ajuda na segregação das receitas, garantindo que cada tipo de receita seja tributado corretamente.
EFD – Reinf (Retenções)
A IA automatiza a coleta e análise de dados sobre retenções na fonte, realizando auditorias automáticas para identificar erros ou omissões. Desse modo, garante-se a precisão antes do envio das informações.
IA na gestão tributária otimiza a gestão dos processos
Integrar a IA na gestão tributária não só facilita o cumprimento das normas legais, mas também aumenta a precisão e a eficiência dos processos. Com a IA, a gestão tributária se torna mais proativa, antecipando problemas e oferecendo soluções antes que se tornem críticos.
Vamos juntos explorar as possibilidades que a IA traz para a gestão tributária e transformar desafios em oportunidades!
Aproveite que está aqui e conheça o nosso curso de pós-graduação em Gestão Tributária.
*Maurício Lopes da Cunha possui mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão Tributária e docente da FECAP nos programas de pós-graduação e de graduação nas áreas de contabilidade e tributos.