por Elúbian Sanchez*
Nem vejo como dúvida, mas uma certeza dos empresários buscarem financiamentos por meio de bancos ou do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Como está o mercado de capitais e de crédito bancário no Brasil?
Para contextualizar a provocação, vamos aos dados de 2024:
- Crédito Bancário R$ 1,6 trilhão para empresas em crédito livre, conforme dados divulgados pelo Banco Central do Brasil;
- O mercado de capitais acumulou R$ 633 bilhões, como adiantado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Os números são expressivos e gritantes, mostrando que o crédito bancário ainda é a preferência dos empresários, mas que as opções do mercado de capitais estão ficando melhores e mais conhecidas.
Tomar crédito de terceiros é uma boa opção?
Porém, a pergunta que fica é: será que sempre vale a pena contar com crédito de terceiros? E a resposta básica é: depende!
Aqui vai a importância do “contabilês” ser traduzido para a linguagem empresarial. Na FECAP levamos isto tão a sério que, no curso de um ano de pós-graduação em IFRS, tanto da contabilidade utilizada no Brasil quanto no mundo, tratamos em como seguir as normas CPCs e, ainda, transmitir de forma simples que auxilie a tomada de decisão dos gestores.
Isto é incorporado em todas as disciplinas da formação, inclusive as específicas de modelo de negócios e DFs para a tomada de decisão.
Saiba mais sobre o curso e matricule-se!
*Elúbian Sanchez é coordenadora do curso de Contabilidade Empresarial com IFRS e USGAAP da FECAP.